Fast News Gospel

Notícias

As palavras mais utilizadas em 2014

As palavras mais utilizadas em 2014
janeiro 15
19:46 2015

Circulou neste final de ano pelo aplicativo de mensagens WhatsApp uma mensagem intitulada as palavras mais usadas em 2014 e vieram as seguintes palavras: selfie, recalque, Petrobrás, ebola e gol da Alemanha.

Gol da Alemanha nos faz alusão ao triste jogo de futebol da semi-final da Copa do Mundo de 2014, em que o Brasil levou uma goleada de 7 a 1, jogo que acabou com o sonho de milhões de brasileiros de ver o Brasil ser campeão do mundo em casa.

Já a palavra Ebola ganhou seu uso, devido a morte de mais de 8 mil de pessoas em três países da África Ocidental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), causando pânico em toda população mundial, pois a mesma se alastrou rapidamente para outros países e sua cura ainda não foi encontrada.

E a palavra Petrobrás também foi bastante usada por todos, pois a empresa está envolvida em esquema de corrupção em suas licitações, diretores e políticos receberam propinas para beneficiar algumas empresas que prestam serviço para a maior empresa pública do Brasil.

A palavra recalque que vem da palavra recalcar, que significa “pisar com força”, no ano de 2014 ganhou outro sentido, significando hoje “inveja”. E utilizada muito nas redes sociais, principalmente no Facebook.

E selfie é uma palavra que emprestamos da língua inglesa que significa “autorretrato”, que geralmente é tirada e compartilhada nas redes sociais.  Que ainda não está dicionarizada, mas que logo fará parte do léxico da língua portuguesa devido ao seu grande uso.

A língua é uma representação cultural de um povo, como está em pleno uso, sofre assim influências de sua comunidade, por isso é dinâmica e heterogênea, a mesma vive em constantes transformações, é expressão cultural de um povo e varia de uma época para outra, refletindo o que está acontecendo ao seu redor.

Algumas palavras são usadas apenas em determinados contextos, e dependendo do contexto certas palavras apresentam outro valor semântico. Criamos, simplificamos, emprestamos e ressignificamos palavras conforme nossas necessidades, palavras são criadas e outras são emprestadas de outras línguas.

 

 

Ana Claudia Rocha Amaral Figueiredo é mestranda em Letras

Ana

Sobre o Autor

Fast News Gospel

Fast News Gospel

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há comentários no momento, você quer adicionar um novo?

Escrever um Comentário

Escrever um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

quatro × 3 =

Curta também nossa fanpage

Anunciantes

Agenda de Postagens

maio 2017
D S T Q Q S S
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias

Statistical data collected by Statpress SEOlution (blogcraft).